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Terça-feira, 2 de Setembro de 2008

Marketing esportivo

Jornalista desde 1986, Ivan Zimmerman, há mais de 12 anos cobre a NBA (basquete), NFL (futebol americano), NHL (hockey) e MLB (baseball), além da Champions League (futebol) da UEFA. Cobriu as Copas do Mundo de 1994 pela Rádio Jovem Pan e de 2006 pela DirecTV. Participou da cobertura das Olimpíadas de 2004 pela Band Sports e continua no canal, agora narrando e comentando os jogos da NFL (o dito futebol americano).


Com a indignação a flor-da-pele, o jornalista faz uma comparação (se é que dá para comparar) do tratamento que é dado ao esporte (todos eles) nos Estados Unidos, e de como o mesmo assunto é tratado no Brasil. Os americanos fazem dele um grande negócio, não só empresarial, mas também social, e o usa como propaganda para promover o país. É só assistir a qualquer olimpíada para ver isso.
No Brasil o caso é bem diferente. A monocultura do futebol mostra como nós não sabemos valorizar as variadas modalidades esportivas. No futebol temos os melhores craques, mas todos jogando em outros países.


Outra modalidade brasuca que se destaca é o Volei de quadra Masculino. Tem uma seleção que, como poucas, em qualquer outro esporte, tem uma coleção de títulos invejável. Mesmo tendo todo esse destaque, segue o exemplo do futebol, que tem seus maiores jogadores atuando no exterior.


Os exemplos dados pelo jornalista mostra o quanto é importante fazer uma boa publicidade, qualquer que seja a modalidade esportiva, e de como o marketing, quando é bem feito, faz a diferença. 

 

**Texto referente à palestra ministrada pelo jornalista esportivo Ivan Zimmerman – 28/11/07.

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Publicado por AB Poeta às 13:06
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2 comentários:
De Cinthia Pauli a 2 de Setembro de 2008 às 15:13
Muito bom seu blog André, tava lendo com calma. Simples, direto, versátil. Aliás, vou consultá-lo como enciclopédia sobre o nosso curso.
bjo
De Prof. Filipe Crespo a 3 de Setembro de 2008 às 16:40
Pois é, André.
Eu estava nessa palestra também. Muita coisa tem que mudar no que diz respeito ao esporte no nosso país. As atenções estão todas voltadas ao futebol, que também já não vem correspondendo as expectativas dos brasileiros. Outros esportes merecem atenção. Olha aí o Cielo, a Maurren, enfim, a representação dos esportes que não vemos na tv. São atletas execelentes, porém, sem patrocínio, sem mídia, sem espaço.
O Brasil precisa aprender a ganhar dinheiro com isso.

Vou dar uma passadinha por aqui sempre, ok?

Abs.

Filipe Crespo

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