2 comentários:
De Aline Rodrigues a 27 de Janeiro de 2010 às 21:50
Fico a pensar, qual o valor da educação? Realmente, não há como pensar em sociedade sem pensar em educação, não há como pensar em humanidade, sem a existência do educar. Desde os tempos remotos os seres humanos são capazes de ensinar, de aprender, de compartilhar, de observar, de instruir, de verificar, de retificar, de construir, de inventar, de “reinventar”, de buscar, de sonhar, de comunicar, de..., isso tudo é educação.


Como viver sem essas ações? Somos educadores e educados a cada momento. Ela possui conquistas, como também desafios e limitações. Principalmente quando a pensamos como sistema e não estilo de vida. Educar é ver o próximo como sujeitos e não apenas demandatários.

Educar é sermos capazes de refletir e pensar com um olhar que está para além de assistencialista, de suprir o que faltou, mas um olhar que vê os sujeitos como seres que possuem direitos, e que por vezes se torna um direito negado.

Educar é reestruturar, é repensar, é redefinir, reavaliar, flexibilizar, diversificar o olhar, é ter nova visão do sujeito, é ter novo modo de acolhimento, é garantir direitos, é descentralizar, refletir. É reconhecer que todos fazem parte desse processo, e que cada sujeito é um ser único, com emoções, com uma história, ele possui vida, desejos. Se tudo isso não demonstra valor...
De AB Poeta a 28 de Janeiro de 2010 às 01:39
Uau! Que comentário!

É... infelizmente a educação desse nosso país está indo por água abaixo... O que vale mesmo é o diploma e mais nada.

Vou dar uma olhada no seu blog.

Vlw pelo comentário!

Bj

Comentar post