André Braga

Abril 2021

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

Pesquise

 

Publicações

Fecofilia

O fosso

Máximo X Mínimo

Cordialidade

Dívida histórica (ressurr...

O culto

Passando a sacolinha

Alô, câmbio

Mercado da fé

Haicais na lápide

Armada

O supremacista pardo

A verdade sobre a mentira...

Primeiro de abril

Herói servil

Estreitando relações

xou da xoxa

Neopentecostal no país do...

Fura-fila

Ensaio sobre a cegueira

Arrebatados

O pária

Diálogos desencontrados

Voto impresso

Sobre nossa política

Cancelamento

Bocaberta

Pragas

Carnacaserna

Fazendo a feira

Fartura

Ménage matinal

Gata borralheira

Bonito na foto

Adestrado II

Adestrado

Corpo incivil

Tomando no centrão

Homem ao mar II

Vacina brasileira

Homem ao mar

Intolerâncias

Como as ruas já diziam

Piada mundial

Impeachment já!

Feliz Natal

Doenças nossas de cada di...

Madrugar

O dia do Saci

Eterno halloween

Confira também




subscrever feeds

Quinta-feira, 12 de Março de 2009

Market Share

Quota, participação, porção ou, num termo mais vulgarmente conhecido, fatia de mercado. Todas essas denominações (cada “especialista” no assunto inventa a sua) referem-se apenas a uma: Market Share!


A finalidade do Market Share é quantificar em porcentagem a participação de uma empresa em seu segmento, verificando assim sua posição junto à de seus concorrentes, perante o mercado. Para obter esse resultado as empresas geralmente dividem o total de unidades vendidas de seu produto pela quantidade total vendida no mercado em que atua. Ou então divide o valor total de vendas pelo valor total de vendas do segmento. Esse resultado quantificara a participação dessa organização no mercado atuante.


A importância de se preocupar com o Market Share é que, além de, claro, saber a participação da empresa junto ao mercado, manter sua marca entre as líderes é certeza de agregar valores como qualidade, credibilidade, confiança, etc., ao produto e isso, conseqüentemente, impulsiona as vendas.


Em mercados onde a competitividade se da somente através da guerra de preços, fica mais difícil quantificar essa participação, pois o sobe e desce de valores alterna também as posições mercadológicas das empresas.


Calcular essa participação não é tão simples quanto parece. Philip Kotler, considerado um dos maiores “gurus” dos negócios, afirma que, se uma empresa cresce 5% ao ano e o setor em que atua cresce 10%, ela está perdendo participação de mercado. Acompanhar o crescimento do setor é extremamente importante para manter um bom Market Share.

 

Referências:

 

Wikipédia - Quota de mercado

Info Money - Glossário

Clique no assunto: ,
Publicado por AB Poeta às 17:59
Link do post | Comentar | ADD favoritos
Follow ABPoeta on Twitter
Instagram

Compre meus livros


Livros por demanda


Poesias declamadas



Todas as publicações

Clique no assunto

todas as tags